Auditório Poupex – Brasília

Auditórios

Áudios

Fotos

Inaugurado em 2010, o Auditório Poupex é um dos espaços culturais mais importantes de Brasília. Com capacidade para 649 pessoas, a sala reúne características acústicas que permitem a apresentação tanto de palestras como de filmes, além de viabilizar a performance de estilos musicais variados.

O sistema de áudio anterior consistia em um PA estéreo, com caixas posicionadas junto às paredes laterais da audiência. A cobertura sonora era deficiente e não havia potência e extensão tonal suficientes para reprodução dos programas mais exigentes, como cinema e música ao vivo.

O projetor de vídeo cobria somente  metade das 500 polegadas da tela existente. A resolução era baixa e a luminância insuficiente.

No início de 2014 foi solicitado um projeto integrado de áudio multicanal 7.1 e vídeo full HD. As caixas deveriam ser esteticamente compatíveis com a arquitetura do ambiente. A instituição forneceu plantas arquitetônicas e elétricas para modelagem eletroacústica e confecção do projeto executivo.

Após as simulações, foi apresentado à equipe de arquitetura e engenharia da casa o modelo JBL VRX928LA. As caixas são discretas e bem eficientes. Os subwoofers JBL, modelo VRX918S, foram instalados embaixo das escadas de acesso ao palco.  As caixas surround são JBL 8350, modelo certificado pela THX, de George Lucas. Como monitores de palco foram especificadas 04 JBL CBT100LA, fixadas horizontalmente na parte superior interna da boca de cena. O espaçamento entre as unidades foi cuidadosamente estudado para permitir cobertura homogênea.

Os amplificadores são da Crown, da série XTi. Estes oferecem processamento interno como equalização paramétrica, limiter, crossover e delay.

A mesa de som é digital, modelo LS9-32, da Yamaha. Módulos de expansão foram inseridos para atender aos canais do cinema 7.1.

O Blu-Ray player OPPO BDP-103D é bem versátil, permitindo comutação entre entradas HDMI, internet e USB. O modelo dispões de 8 saídas de áudio analógicas correspondentes aos 7.1 canais. A qualidade da imagem é o que há de melhor no gênero.

O projetor é Panasonic, PT DZ870. São 8500 lumens projetando em uma tela de 500 polegadas em resolução Full HD.

O alinhamento de todo o sistema foi finalizado em maio de 2015 e há quase um consenso de que o auditório é a nova referência em qualidade de áudio e vídeo em Brasília.