Ease

ease logo   O EASE, Enhanced Acoustic  Simulator for Engineers (simulador acústico avançado para engenheiros), tornou-se, ao longo dos últimos anos, o software de referência mundial  para engenheiros de áudio e acústica. Desenvolvido pela empresa alemã AFMG, o programa fornece aos projetistas de sistemas e consultores um conjunto excepcional de ferramentas como modelagem 3D, simulação de variáveis acústicas e eletroacústicas e auralização, que consiste na criação de arquivos de áudio representativos do ambiente.

Esse conjunto de ferramentas permite antever problemas e estabelecer, de forma objetiva e precisa, o  tratamento acústico necessário, tipos e posicionamento  exato de caixas acústicas. Todo o trabalho que antes era feito no método de tentativa e erro, agora é realizado de modo muito mais seguro e confiável. Isso permite eliminar gastos desnecessários com equipamentos, além de reduzir consideravelmente o tempo de instalação do sistema.

 

 

Passo a passo de uma simulação no EASE:

01 – A Modelagem

FOTO-GRANDE-VISTAS - EASE

Primeiramente, as medidas das superfícies do ambiente a ser simulado são inseridas no software. O desenho pode ser feito diretamente no EASE ou importado de outros programas, como AutoCad ou Sketchup. Então, o tipo de material de cada superfície é atribuído por meio do extenso banco de dados do próprio programa, como por exemplo, piso de granito, parede de alvenaria, vidro de 6 mm, forro de gesso de 12,5mm, etc. Ao final, o tempo de reverberação apresentado é comparado ao tempo medido in loco e é feita uma calibração da sala, que consiste em substituir o material de algumas superfícies para de um resultado mais próximo do valor medido.

 

02 – A Adequação Acústica

ease - rt optimizer

Antes de inserirmos caixas acústicas, se for o caso, pode-se fazer a adequação acústica do ambiente ao tipo de programa a ser executado, como música clássica ou contemporânea, voz falada, cinema, teatro, etc. Cada programa exige características acústicas próprias. A adequação é feita por meio da atribuição – caso o local ainda não tenha sido construído – ou da substituição do material das superfícies, caso o local já exista.

 

03 – Simulação Eletroacústica

ease - caixa de som - baloon

Nesse momento são inseridas as caixas acústicas, seu posicionamento, quantidade, modelo, processamento, etc. O programa também fornece um  banco de dados bastante significativo de caixas acústicas de diversos fabricantes. A qualquer momento, o projetista pode acessar parâmetros como tempo de reverberação, índice de inteligibilidade, cobertura sonora, padrão de reflexões, etc. A cada mudança, pode-se também criar novos arquivos de áudio  referentes a qualquer lugar do ambiente.

 

04 – Conclusão e Apresentação

ease vision render

Após ter simulado as adequações acústicas necessárias e escolhido modelo, posição e quantidade de caixas acústicas, o profissional pode criar um relatório com gráficos e áudios relativos aos resultados alcançados, de modo a realizar apresentações ao cliente.

Exemplo de áudio de um ambiente, sem e com tratamento acústico:

Antes, sem tratamento

 

Depois, com tratamento